Pessoal Textos

Porque escolhi ser professora.

16.10.16
Porque escolhi ser professora. Post agradecimento aos meus professores, letras usp

Quem me conhece e sabe pelo menos um cadinho da minha vida, sabe também que minha maior motivação em ir às aulas (além de passar na Fuvest) sempre foi pelos professores. Acredito que devo muita gratidão à escola onde estudei a vida inteira, por ter me possibilitado conhecer as pessoas lindas que foram os meus professores (e os funcionários aos quais tenho imensa admiração♥)

Desde que descobri que eu poderia – pro resto da vida – estudar o que eu amava, língua portuguesa, já tratei de descobrir afinal que curso seria esse. E então, quando finalmente soube que era Letras o que eu gostaria de fazer; que era ensinar a minha vocação, quando eu finalmente contei a todos que eu queria ser professora veio inevitavelmente uma nuvem pesada sobre a minha cabeça. Surgiram familiares – até os professores – me dizendo para escolher outra profissão, uma que fosse mais reconhecida, que ganhasse melhor, que eu não precisasse ter tanta paciência (algo que de fato, não tenho muito) e que eu não tivesse que, em algum momento, pensar seriamente em desistir.

Sei das partes tristes pelo que minha tia que é professora me conta, sei por alguns amigos que me relatam e pelas coisas que volta e meia ouvimos na TV. Porém, o que eles não sabem é que eu quero ser professora desde criança, quando colocava minhas cachorrinhas sentadas nas cadeiras – de frente pra lousa – e “ensinava” português e o pouco de matemática que eu sabia. Eles nunca entenderão o que é você se espelhar inteiramente em alguém, por sentir que essa pessoa trabalha como se o que ela faz, nunca fosse chato ou difícil. Por todos os professores que passaram na minha vida – desde o infantil 3 até hoje – por todos que mostraram um trabalho tão incrível e um amor tão verdadeiro pelo que faziam, que nenhuma ofensa iria os atingir, é por vocês que eu escolhi a minha profissão. Acredito que os admiro principalmente por isso, pela coragem de enfrentar pessoas que muitas vezes, pensam que são os donos da razão e que sabem muito – mas sempre esquecem que o mestre está lá na frente, ensinando. Acredito que quero seguir essa carreira, não apenas por alguma espécie de dom – visto que eu tremo que nem uma vara falando em público – mas por aquela energia que  sempre demonstraram ao ensinar. Pela determinação e vontade de explicar quantas vezes fossem possíveis até que entendêssemos. Pelo carinho demonstrado pelos alunos e pela profissão. Pelo sonho e determinação de mudar – um pouquinho de cada vez, aluno por aluno – o mundo.

Lembro-me até hoje de um professor de matemática me explicando o mesmo trajeto da fórmula, quantas vezes fossem necessárias até que eu soubesse fazer sozinha. De uma professora de literatura que se emocionava enquanto escrevia. De um mestre que nos ensinava um pouco de tudo o que sabia e tentava ser além de nosso professor, nosso psicólogo, nosso amigo, nosso colega de sala… Lembro de outra mestra que acordava os alunos cantando e andava pela sala  conversando animadamente com a gente. Na verdade, as melhores lembranças que tenho da minha vida escolar – e bom, da minha vida como um todo – são inteirinha deles. Porque enquanto eles davam aula eu me espelhava, enquanto eles explicavam eu me inspirava e anotava mentalmente cada característica que eu mais gostava em cada um – na esperança de lá na frente, poder ser um pouquinho de cada. Na verdade, eu acredito que sou um pouquinho de cada e que quando, de fato, for professora, terei-os sempre comigo em cada aula, em cada prova, em cada fala, em cara sorriso.

Por isso tudo, eu queria ontem – pois sou atrasada – e hoje e sempre, agradecer pessoalmente cada um. Como isso não é possível queria apenas dizer um muito obrigada. Queria também pedir para que jamais desistam, tem alguém se inspirando em vocês. Que vocês sempre se lembrem o que representam na vida de nós – alunos – que nunca se esqueçam que vamos lembrar de vocês pro resto de nossas vidas. Queria apenas pedir: continuem mudando o mundo. Essa é a única forma de realmente evoluirmos em algo, a única maneira de voltar a acreditar no ser humano é pela educação.

Mirando-se no espelho.
18 coisas que você precisa saber antes de Morar Sozinho
Quando o adeus é o melhor do “Era uma vez”

:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:
  • Deise Lima Em 16 . 10 . 2016

    Que declaração linda, Sam!
    É maravilhoso encontrar com pessoas tão inspiradoras pela vida, né?!
    Eu também tive a sorte de ter professores incríveis que hoje chamo de verdadeiros amigos. Demonstrar gratidão é muito importante!
    Certeza que você será uma professora incrível e também vai inspirar muita gente!
    Um abraço.
    http://ddcifrando.blogspot.com.br/

  • Samira Em 16 . 10 . 2016

    Muito obrigada Dé :) é assim eu espero conseguir hahah se eu for pelo menos metade do que eles foram já será uma grande conquista :) muito obrigada ♥

  • Clayci Em 16 . 10 . 2016

    Sua profissão é linda e morro de amores e admiração por ela.
    Sou grata a todos os professores que passaram na minha vidam até mesmo aqueles que dificultaram minha vida rs. Sem eles eu não seria quem eu sou e nem entenderia que a vida precisa de desafios.
    PROFISSÃO LINDA
    PARABÉNS PELA ESCOLHA

  • Samira Em 16 . 10 . 2016

    Que amorzinho, muito obrigada Clay ♥ é sempre uma alegria te ter aqui!

  • Maria Carolina Em 16 . 10 . 2016

    Legal ter conhecido um pouco mais sobre você :) Já estou acompanhando tudo. Também lembro com carinho de alguns queridos professores.
    Beijinhos

    http://cantodesol2.blogspot.com.br

  • Samira Em 16 . 10 . 2016

    Eles ficam com a gente pro resto da vida né? Muito obrigada! ♥

  • Gabriela charbe Em 16 . 10 . 2016

    Caramba Samy, me emocionei com seu texto por fazer todo o sentido pra mim. Passei por uma barra muito pesada desde o ano passado, por não saber qual vocação escolher pra mim. Até que um dia eu parei pra analisar minhas escolhas, e percebi que meu sonho sempre foi ser professora de inglês. Desde pequena tenho muita facilidade com a linguá e o amor por ela só foi crescendo cada vez mais. Descobri que existe a faculdade de letras com foco em Inglês, fiquei tão feliz, animada e com medo, todos esses sentimentos misturados. Feliz e animada pois um sonho poderia se tornar realidade, e é mais palpável do que eu imaginava. Medo pois sempre tem aquele pontinho de dúvida se é realmente isso que quero – e se não for, um sonho tão grande acabou sendo jogado no lixo -, medo de não dar conta de adquirir conhecimento o suficiente para poder ensinar outras pessoas e passar esse amor por conhecer outras línguas e culturas. Achei que o seu texto caiu como uma luva pra mim, deu aquele empurrãozinho, sabe? Muito obrigada por isso! Por sinal, amei demais seu blog, fiquei muito feliz em conhecer! Beijin <3

  • Samira Em 16 . 10 . 2016

    Que comentário mais lindo da vida! Posso postar ele na página do blog? Ficou muito honrada e contente por ter te ajudado a entrar pro time de profs <3 Você será uma professora incrível! Você é de São Paulo? Onde pretende fazer o curso? Na Letras usp tem a habilitação do inglês, são 4 anos com inglês e português :)

  • Aline Callai Em 16 . 10 . 2016

    Ah que declaração linda! É uma profissão linda e super gratificante e com certeza você vai ser uma ótima professora :) Tudo o que fazemos com amor dá certo! Os professores são fundamentais na vida de todo mundo, afinal todo profissional teve um professor que o ensinou, né?
    Eu também até hoje me lembro de alguns professores que me marcaram <3
    Beijos
    http://www.nomundodaluablog.com/

  • Samira Em 16 . 10 . 2016

    ♥ Siimm, eles ficam na nossa vida pra sempre! Muito obrigada Aline :3

  • Bruna Wb Em 16 . 10 . 2016

    Que paixão linda, Samira. Eu adorei cada pedacinho do seu texto e nem sei como explicar a sensação que tive a cada pontinho que você nos trouxe. Eu acredito que, quando nos direcionamos ao que amamos e ao que nos faz bem, podemos contribuir bastante para um mundo melhor. Encontrar sua missão no mundo é algo que pode demorar até uma vida toda, mas, ao ver o seu entusiasmo em aprender e dedicação desde cedo, ao observar com tanto carinho seus professores, me faz ver que você já chegou lá. Eu tive muitos professores sensacionais, apaixonados por ensinar, e isso certamente me ajudou a eu estar onde estou hoje. Eles foram um exemplo e eu desejo que você seja muito feliz e realizada na sua profissão e, claro, na sua vida como um todo. Sua paixão certamente já é uma inspiração para mim. <3

  • Samira Em 16 . 10 . 2016

    Ai meu Deus que linda! Muito obrigada Bru, sua maravilhosa. É gratificante saber que tem gente que capta esse amor quando eu escrevo ♥ Beijão lindona!

  • Helena Krauel Em 16 . 10 . 2016

    Eu tenho certeza que você vai ser uma professora incrível! Que além de passar a matéria, vai ensinar aos alunos coisas que eles precisam saber, ter um exemplo de pessoa que muitas vezes não recebem ou vêem em casa. Acredite, eu sei como você se sente! Parabéns pela decisão!

    Beijinhos, sucesso!! Com carinho, Menina Borboleta.
    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

  • Samira Em 16 . 10 . 2016

    Ai esse seu comentário tão amorzinho ♥ enche meu coração de alegria!