
Quem tem muitas bijuterias e/ou jóias e é loucas por elas como eu, sempre esbarra na dificuldade em organizá-las. Já faz tempinho que eu fiz um post sobre Idéias de Decoração para o Quarto Novo e entre móveis coloridos, nichos de prateleiras e quadrinhos decorativos, lá estava o dito cujo: o organizador de acessórios. Ou mais conhecido como: o salvador das loucas por acessórios! ♥ Depois de muito pensar em como fazê-lo – já que a ideia inicial havia sido a de usar uma moldura grande de gesso (mas iria encarecer muito a obra e ainda não era nem um pouco prática) eis que aparece a solução. Depois de entrar em uma loja de artesanato e revirar a loja toda, tive a grande ideia – com a ajuda da minha amiga Cláudia (arteira) de usarmos essa bandeja de café da manhã – já que o que procurávamos (uma bandeja sem furinhos nas extremidades) não tinha. Bom, vamos então por mãos à obra?
Você vai precisar de:
- Uma bandeja de MDF como esta (se você encontrar sem os furinhos melhor ainda!)
- Pincel médio
- Pincel fino e pequeno
- Rolinho
- Tinta acrílica (usei a fosca)
- Base acrílica
- Papel de Scrapbook
- Potinhos em MDF (quantos couberem na sua bandeja)
- Ganchinhos de metal (vende em loja de material para reforma)
- Renda e adesivos para decorar
- Vidro líquido
- Verniz
- Ah e um pratinho para cada a tinta e um pouco de jornal para forrar sua mesa de arte.

Primeiro, com a Base Acrílica você deve passá-la por toda a peça com a ajuda do rolinho nas partes mais gordinhas, e com o pincel nas beiradas e demais lugares onde o rolinho não alcança – essa parte foi feita pelo Eduardo, confesso hehehe. Deixe secar por 1 dia – para ter certeza de que está seco. Onde iria ser colado o papel de Scrap eu nem passei a base branca e nem a tinta (já que os potinhos são pequenos é melhor não exagerar). Uma ou duas demãos de Base já é o suficiente, apenas para que você não tenha que gastar tanta tinta colorida afim de cobrir a cor bege do MDF.

Depois de seco meça o tamanho do seu papel de Scrap – ele geralmente é maiorzinho dos lados então você precisa escolher qual lado dele vai descartar – ou tirar um pouquinho de cada lado como eu fiz. Assim o relógio ficou no meio e a janela ficou mais em destaque. Depois, cole com cola branca e tenha MUITO cuidado para não sujar seu papel. Depois é só enfeitar como quiser. Eu usei essa rendinha porque – se você notar – ela combina perfeitamente com uma rendinha bem fina que tem no final do papel de Scrap (hehe sim eu pensei nisso) – e também porque senão os potinhos iriam ficar “longes” do final do papel de Scrapbook – lembre-se que os papéis são mais baixinhos.
Então, chegamos à parte em que o bicho pega! Esse verniz que usei não é à base d’água então seria interessante que se você for utilizá-lo comprasse uma máscara para se proteger enquanto usa. Outra coisa, nós compramos este pois pensamos ser mais fácil de aplicar – minha tia usou na minha mesa de estudos e ficou perfeito! Mas a pessoinha que vos fala aqui, não tem muita paciência na vida – e nem técnica. Então eu acredito que tenha passado o verniz muito perto da peça…E o que aconteceu? Bom, ela começou a escorrer a tinta e a manchar! Ai bateu aquele desespero, passei outra demão e nada de arrumar. No fim, a Cláudia linda que conseguiu pintar novamente as partes manchadas e passar o verniz bonitinho.


Depois, vem a parte um pouquinho complicada: colocar os ganchinhos. Como esse é um trabalho bem complexo eu pedi pra minha vó Elisabete ♥ fazer junto com a minha tia Elisângela – ambas sabem bastante de artesanato também e já fizeram bem mais coisas que eu. Elas tiraram um molde de onde iriam ficar os ganchinhos (riscando numa folha de sulfite onde estavam os furos e onde poderiam ficar os ganchos. E depois de muito medir (e de muita conta,
por isso eu dei no pé hehe) elas acharam melhor distribuir os ganchos dessa forma, assim os de baixo não deixaria os colares de cima bater um no outro e teria espaço para todo mundo! Aqui temos 33 ganchinhos, que custaram 0,15 centavos cada e são do tamanho “pequeno aberto” – primeiro havíamos comprado um “grande aberto”, e tinha a opção “pequeno fechado” (é como uma bolinha, não tem como pendurar as coisas) mas então minha vó encontrou no outro dia esse tamanho, que ficou bem mais delicadinho. Elas riscaram com pontinhos onde ficaria cada gancho e abriram o furinho com ajuda de um martelo e um preguinho, depois foi só dar uma rosqueadinha nos ganchos para que eles ficassem bem firmes no MDF e pronto!
Os potinhos na verdade tinham uma tampa e não tem como comprar ele separado dela então guarde-a para uma próxima arte Esses adesivos de bolinhas são meio furtacor (sim, bem unicórnio mesmo hehe) mas você pode enfeitar como quiser, eu vi um adesivos de pérolas bem bonitinho também que ficaria uma graça em um porta acessórios meio de sereia (com um papel de Scrap que remetesse a coisas do mar). Agora é só procurar um papel bonito e usar sua criatividade! Se você gostou desse DIY vai adorar essas Ideias de Presente para o Namorado – DIY para o Natal e não se esqueça de dar uma passadinha lá na FanPage do DezoitoEmPonto, tem sempre uma coisa legal por lá ♥ E se você também ficou babando nos meus acessórios – eu vou contar um segredo – eles são a grande maioria da Arte Vira Lata, uma lojinha incrível com tudo quanto é acessório diferentão (tem colar de pastel, de doritos, potinhos com hemácias, brincos de lanchinho com batata, brinco de unicórnio e de donuts e muitas outras coisas para você babar!) Ah, e não esqueça de mostrar pra mim como ficou seu organizador, quando ele ficar prontinho poste uma fotinha dele com a tag #DezoitoEmPonto eu vou adorar ver como ficou sua arte!


