DIY Outros

Canecas de cacto e de unicórnio – minha experiência usando biscuit

13.02.17

Caneca de cacto, personalizada em biscuit. Um presente lindo para alguém especial! DIY usando biscuit, fácil e barato. Aprenda a usar biscuit nesse post. Caneca de unicórnio e de cacto que podem ser usadas como vaso para plantas e suculentas.Você sabe como personalizar sua caneca? Usando biscuit você pode fazer canecas de variados temas como, cacto, unicórnio, gatinho, flamingo e muito mais! Aprendi a fazer essas fofuras no Canal da Isabelle Verona, ela quem cria cada desenho e ensina muito bem como moldar. Aqui vou contar um pouco como foi minha experiência com o biscuit e alguns segredinhos que aprendi na marra – para não errar na hora de manusear a massa. Contei com ajuda da minha amiga Bruna Nóbrega, artesã no Arte Vira Lata, para aprender algumas dicas importantes sobre o uso do biscuit. Sem mais lenga lenga, vem aprender também!Caneca de cacto, personalizada em biscuit. Um presente lindo para alguém especial! DIY usando biscuit, fácil e barato. Aprenda a usar biscuit nesse post. Caneca de unicórnio e de cacto que podem ser usadas como vaso para plantas e suculentas.

  • Biscuit não é massa de pão

A intelijuda aqui, quando viu que a Isa usava um rolinho (ela usa massa fimo, é diferente do biscuit, ela endurece mais rápido e precisa ir ao forno para secar) já tratei de procurar um daqueles de massinha – porquê não achei o de massa fimo para usar. Mas não encontrei, então resolvi usar um moedor de pimenta (de madeira) que tem o formato de um rolinho de cozinha. A conclusão vocês já podem imaginar, eu fui abrir a massa e ela grudou toda no rolo :roll: Você também precisa ir abrindo a massa aos poucos, empurra um pouco um lado, ai desgruda da mesa, empurra o outro, tira da mesa, e assim vai indo.

  • A massa branca eu comprei da Acrilex e não sei porque raios ela tava toda grudenta.

A Bru também não entendeu o porquê disso acontecer mas eu acho que deveria ter deixado um pouco o pacote aberto para depois pegar e também deveria ter amassado um pouco mais. Ou também pode ser porque eu usei muita água enquanto tentava moldar – e não somente no final da caneca (para ir alisando as partes que ficaram meio feias)

  • Você pode tingir a massa branca para chegar na cor que você precisa

Na caneca de unicórnio eu usei muitas cores diferentes usando tinta para artesanato (PVA) – algumas usei pequeninos pedaços, portanto não compensaria comprar um pacotinho com aquela cor.

  • Quando seca a massa encolhe até 20 vezes o tamanho “original”

Por isso você só pode pintar por sobre a massa branca depois de seca. Eu não esperei secar na primeira caneca (a de ossinho) e o resultado foi que ela rachou toda, e nem passando 2 mãos de verniz deu certo. :cry:

  • Retire do pacote apenas a massa que vai usar no momento.

Senão corre o risco de ela endurecer; e ai já era todo o seu trabalho. Quando for fechar o pacote, certifique-se de que ele está bem fechadinho, eu usei fita adesiva dobrando a parte que eu abri (do mesmo jeito que a gente fecha pacote de salgadinho) e também coloquei o pacote dentro de um saquinho plástico e fechei-o.

  • Cuidado quando for usar massa colorida e massa branca

Para fazer os espinhos eu usei massa branca no final, e minha mão estava um pouco suja de sombra verde e deixou os espinhos brancos meio manchados – então eu passei um pouco de tinta branca e fui tentando arrumar sem borrar nas partes verdes.

  • O biscuit fica uns 2 tons mais escuro depois de seco

Por isso a Bru me aconselhou a usar giz pastel ou sombra de olho para clarear a massa e deixar ela com mais “movimento”. Como o Du não achou o estojo de giz dele eu acabei usando o que eu tinha: sombra cintilante. O efeito ficou interessante, parece aquelas peças antigas sabe? E apesar de não ser bem o que eu queria, ficou bonitinho também.

  • Vai fazer caca

Pelo menos quando usei a massa grudenta ela fez muuuuuita caca. Então para não ouvir raios e trovões da minha avó (eu estou em Piracicaba no momento) resolvi fazer uma gambiarra que você também pode usar: coloquei uma sacola plástica em cima da mesa de mármore. É aquelas sacolas de lojas, mais grosas e não aquelas sacolinhas de mercado  :wink: e para ficar bem preso colei com fita adesiva e no final limpei a mesa com álcool (mesmo não estando suja faz bem limpar no final né?)

Mais uma caneca que eu fiz, baseada no DIY de @isabelleverona 💗 Vocês também amam unicórnios? Eu sou apaixonada por eles!

Uma foto publicada por Samira Oliveira🍄DezoitoEmPonto (@samira_omg) em


Ingredientes para fazer a caneca

  • Biscuit
  • Rolinho para massa
  • Caneca
  • Verniz
  • Objeto pontudo
  • Água

Caneca de cacto, personalizada em biscuit. Um presente lindo para alguém especial! DIY usando biscuit, fácil e barato. Aprenda a usar biscuit nesse post. Caneca de unicórnio e de cacto que podem ser usadas como vaso para plantas e suculentas.Eu acabei no fim não usando o rolinho, usei a embalagem do verniz de spray (ele é cilíndrico então dá super certo). Na caneca de unicórnio o chifre acabou não dando muito certo porquê eu tinha apenas um tiquinho de massa branca, então eu moldei o cone com massa verde (que eu tinha comprado bastante para a caneca de cacto) e depois fui colocando os filetinhos de massa colorida em seus devidos lugares. Para ele ficar fixo eu usei um palitinho e cola branca pra ficar bem fixo – ele ficou mais preso depois que passei o verniz.


As canecas de porcelana eu comprei numa loja de 1 real aqui de Pira. Elas são baratas pois tem “pequenos defeitos” que seriam alguma lasca ou alguma manchinha – e como vamos colocar biscuit esses “defeitos” nem vão aparecer. Também tinha formatos diferentes de caneca, para o de unicórnio eu usei uma que é mais larga na boca e mais fina em baixo – achei que ela ficou mais bonita, porém, com o peso do chifre do unicórnio ela poderia pender, e isso não aconteceu porquê eu coloquei bastante crina nele então deu uma balanceada. Para a de cacto eu comprei uma caneca grande e com o mesmo tamanho em cima e em baixo, o que deixou o meu vaso menos delicado, mas igualmente bonito – eu só acho que eu poderia ter colocado espinhos menores e não grandões como fiz. Quanto à usar ele como vaso, o vaso de planta que cabe dentro é aqueles bem pequenos, e para o vaso não ficar no fundo da caneca e não aparecer a planta eu coloquei papel sulfite amassado no fundo. Se você quiser usar ela como vasinho e dispensar o vaso de plástico, é necessário fazer furinhos no fundo da caneca, ok?

É evidente que as canecas da Isa ficaram muito mais bonitas, ela tem um super talento e consegue alisar tudo e deixar tão perfeito e lindo que é espantoso! Ela também fez um vídeo falando um pouco sobre as diferentes massas, você pode conferir o vídeo aqui. Se você amou essas lindezas então confira aí embaixo a DIY da caneca de cacto.



Como vocês viram eu usei minhas canecas para usar como vasinhos – e a de unicórnio será um porta lápis! Eu sou apaixonada por suculentas e adoro vasos diferentes ♥ E você? Gostou dessa DIY? Já conhecia o canal da Isa? Conta pra mim nos comentários, você pretende fazer alguma dessas canecas lindas? :wink:

Se você gostou desse post vai amar conferir outras ideias incríveis de DIY e saber um pouco mais sobre biscuit clicando aqui, aqui e aqui
Carta de Hogwarts DIY – Como Envelhecer Papel
Finalmente uma heroína para nos representar: Mulher Maravilha
Presentes de Última Hora pra Você – VOCÊ MESMO – que “Esqueceu” do Dia dos Namorados

:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:
  • Gabriela Dahmer Coitinho Em 13 . 02 . 2017

    Caramba! Estou apaixonada por esse de unicórnio, sério! Embora eu não me arrisque mais a esses diys, pois sou um desastre, acho super incrível tudo que podem fazer. E o de cacto ficou muito igual, super lindo na decoração.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

  • Samira Em 13 . 02 . 2017

    Obrigada Gaby! Ahh precisa de treino e de um pouco de jeitinho hehehe

  • Tamara Melo Em 13 . 02 . 2017

    Nossa, adorei! Eu já fiz (e ainda faço) diversos tipos de artesanato, mas nunca me arrisquei no biscuit. E seu post me deu muita vontade de tentar! Que canecas fofas! Parabéns! Ficaram ótimas!

  • Samira Em 13 . 02 . 2017

    Ai eu adoro biscuit acho tão versátil! E depois que você pega o jeito fica bem fácil ♥ Depois me mostra como ficou suas artes com biscuit!

  • Tamara Mansur Em 13 . 02 . 2017

    Oláá! Tudo bem?
    Nossa, mas achei muito lindo!!
    Gente, mas parece dar um trabalho tão grande.. Eu sou desastrada e tenho 0 de habilidade para essas coisas… Mas fiquei até com vontade de tentar de tão lindinho!! ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

  • Samira Em 13 . 02 . 2017

    Tenta sim! Você viu o vídeo? Não dá taaanto trabalho, só seguir minhas dicas que fica melhor e faz menos caca hehe

  • Jéssica Lorena Em 13 . 02 . 2017

    que lindaaaa essa caneca de cacto, queria ter mais jeitinho pra tentar

  • Samira Em 13 . 02 . 2017

    Oi Jé! Olha, com delicadeza e paciência dá pra fazer sim! Mas pega um dia que você esteja bem tranquila e com tempo, assim poderá demorar quanto for necessário até ficar do seu gosto. ♥

  • Clara Fagundes Em 13 . 02 . 2017

    Samis, tô curtindo esses posts mais ~DIY aqui do Dezoito em Ponto. Achei curioso saber o tanto que a massa encolhe depois, pior que camarão, hahaha. Amei a caneca de unicórnio, fiquei imaginando Bruna fazendo essas coisas, ficaria perfeito! Eu nunca vi um biscuit tão bem feito na minha vida quanto os dela! Beijo!

  • Samira Em 13 . 02 . 2017

    Oi mozão!! Meu, sim! Os os meus ficam totalmente no chinelo perto dos dela hahaa. E biscuit é um serzinho com vida própria isso sim! hahaha

  • Presentes de Última Hora pra Você – VOCÊ MESMO – que “Esqueceu” do Dia dos Namorados – Outros – Dezoito em Ponto Em 13 . 02 . 2017

    […] você está com um tempo (de 1 a 2 dias) para fazer um presente inesquecível, confira essas DIY: Caneca de Cacto e de Unicórnio e Presentes Criativos pro Dia dos Namorados (Game of Thrones, HearthStone, Super […]