Literatura

“The Heart of Betrayal” – Mary E. Pearson | Ódio e Poder

27.02.17

Resenha crítica de "The Heart of Betrayal" de Mary E. Pearson, por Samira Oliveira no Blog Dezoito em PontoQuando um livro te estabelece um padrão, é difícil vir uma continuação que aumente esse padrão. The Heart of Betrayal conseguiu elevar até mesmo os critérios de qualidade, que estabeleci na resenha anterior, de  The Kiss of Deception.

Livro: The Heart of Betrayal
Série: Crônicas de Amor e Ódio
Autor(a): Mary E. Pearson
Editora: DarkSide
Genero: Fantasia
Páginas: 395
Classificacao:
Sinopse: Lia e Rafe estão presos no reino barbárico de Venda e têm poucas chances de escapar. Desesperado para salvar a vida da princesa, Kaden revelou ao vendano Komizar que Lia tem um dom poderoso, fazendo crescer o interesse do Komizar por ela. Enquanto isso, as linhas de amor e ódio vão se definindo. Todos mentiram. Rafe, Kaden e Lia esconderam segredos, mas a bondade ainda habita o coração até dos personagens mais sombrios. E os vendanos, que Lia sempre pensou serem selvagens, desconstroem os preconceitos da princesa, que agora cria uma aliança inesperada com eles. Lutando com sua alta educação, seu dom e sua percepção sobre si mesma, Lia precisa fazer escolhas poderosas que vão afetar profundamente sua família… E seu próprio destino.

Se você caiu de uma muralha até aqui, te aconselho a ler primeiro a resenha The Kiss of Deception antes de prosseguir. ATENÇÃO: contém spoilers referentes ao livro anterior.

Após a firme decisão de Kaden em salvar a vida de Lia e o mortífero caminho que ele e os demais soldados vendanos seguiram de Terravin até Venda, Lia ainda guarda dentro de si, trechos da maior relevação de sua vida. A partir de seu dom com traduções, Lia finalmente compreende o que os a “Canção de Venda” quer revelar para seu caminho. “Crônicas de Amor e Ódio” nunca se mostrara um subtítulo tão exato para a trilogia; se na obra anterior, o que prevalecia era o amor, a esperança e os sonhos – inclusive intimamente conectado com o título, quase gentil, frente ao do volume II – nessa continuação o que emerge é o ódio, sendo o amor e a bondade traços escassos e raros durante o decorrer da história.Resenha crítica de "The Heart of Betrayal" de Mary E. Pearson, por Samira Oliveira no Blog Dezoito em PontoA atmosfera da narração foi inteiramente atingida pelo característico “ódio” apresentado por Mary; se antes podíamos sentir a leveza da esperança, do jogo de amor, das pequenas intrigas e da calorosa amizade; agora só podemos ver o ardor da raiva, a sede por vingança e desejo mudo de libertação. A paisagem, passou de amigáveis casinhas coloridas e pastos infindáveis, para construções sobre ossos dos Antigos, que se amontoam uns sobre os outros, conforme a necessidade de se expandir. Pedra sobre pedra, destroços sobre esperança, névoa, sombras, caminhos que terminam abruptamente e, finalmente, o horror da fome e da morte. Esse é o cenário inicial que nossa Primeira Filha de Morrighan se encontra – e sem quase nenhuma centelha de sair viva de seu cativeiro. Venda lhe parece o perfeito inferno na Terra, justo ela que fugiu de um simples casamento para tentar ser livre de todas as formas, agora estava presa em um reino distante, mantida como prisioneira contra sua vontade, humilhada de todas as formas possíveis, e sempre com um martelar longínquo de preocupação: “Venda não faz prisioneiros”.

Mas como descobrimos no livro anterior, Rafe estava em seu encalço – diversas vezes cheguei a pensar que talvez ele não chegasse vivo, para ser sincera, cheguei a desejar que tal fato acontecesse, e hoje sei: ele estaria mais seguro morto.

“Meunter ijotande. Enade nay, sher Komizar, te mias wei etor azen urato chokabre.”

O temido Komizar é um personagem muito único e marcante, sua forma de governar ecoa um pouco em todos os países – seja pela corrupção com que é feito, seja com a bem quista proximidade com seu povo – enquanto, por um lado, ele visita todos os povoados do seu Reino, por outro, ele parece comprar seu poder – alimentando a crença que eles tem no dom, e buscando sanar a fome física com a religião quase cega. Com poucos grãos e uma nova isca, o Komizar é o dragão que rouba almas, que não tem limites, que parece nunca ter conhecido sentimento diferente do que a sede de poder e vingança.Resenha crítica de "The Heart of Betrayal" de Mary E. Pearson, por Samira Oliveira no Blog Dezoito em PontoOs enxertos que nos acompanham por toda a leitura da narrativa, se mostram mais conectados e importantes do que nunca. Suas palavras gritam umas com as outras, suas histórias saltam aos nossos olhos bem na hora em que buscamos uma mísera resposta – sem mais palavras adicionais, Mary nos dá pequenas folhas de tannis para que possamos sobreviver à essa mortal viagem. Essas histórias todas fizeram-me lembrar de como os contos de fadas viajaram gerações e épocas, de como cada avó passava a história para seus netos em volta de um fogueira. Como cada um que contava mudava algo da história, sendo hoje, praticamente impossível ter certeza sobre qual realmente é a história original. Isso porque elas foram se amontoando umas às outras, se criando e recriando, até que os Irmãos Grimm coletaram e modificaram as histórias contadas. Assim também acontece com os 3 mecanismos de entendimento: “Os Últimos Testemunhos de Gaudrel”,”Livro dos Textos Sagrados de Morrighan” e “Canção de Venda”. Ao fim, veremos um inesperado final, onde as histórias serão recontadas e os pontos de vista duvidados. Onde tudo o que sempre se acreditou talvez fosse tremendamente falso, tudo o que foi ensinado talvez esteja tremendamente errado – onde demônios se tornam anjos e mocinhos se mostram vilões, na história e na atualidade da obra.

As regras da razão constroem torres que vão além das copas das árvores. As regras da confiança constroem torres que alcançam além das estrelas. – Venda

Confiança, amizade, lealdade e poder se confundem. Ódio, vingança, ressentimento, raiva e humilhação são tantos outros temperos nos apresentado. Com mais batalhas, sangue derramado, dom e amizade, The Heart of Betrayal te promete deixar com os olhos grudados desde a capa maravilhosa feita pela sempre impecável editora DarkSide, até sua narrativa fantástica. Se antes tínhamos detalhes em dourado – como a fitinha de marca páginas e a contracapa – agora a editora nos apresenta detalhes que não são nem exatamente bordô nem exatamente vermelho, nos dando a dica de que seus detalhes é mais parecido com a pungente cor de sangue – que pode representar tanto a devoção quanto a traição. Para proteger as contracapas, essa edição ainda conta com dois plásticos transparentes que me atrapalharam um pouco na leitura – e que eu só recoloquei no livro ao final da leitura – e um marca página com a capa maravilhosa do livro.Resenha crítica de "The Heart of Betrayal" de Mary E. Pearson, por Samira Oliveira no Blog Dezoito em Ponto

  • SPOILERS necessários para a minha boa saúde mental.

Agora, você que já leu ambos livros, se lembra quando eu comentei na outra resenha, sobre minhas suposições acerca dos textos que nos eram apresentados? Pois bem, acho que eu estava quase certa. Afinal, Gaudrel fora no fim, irmã de Venda – que foi empurrada da muralha em que declamava e considerada “louca”, por seu marido.  O livro de Gaudrel foi escrito em nômade, por isso Lis conseguiu traduzi-lo (ela tinha o livro que lhe foi dado pelo Sacristão de Terravin). Além disso, Morrighan era quem escutava as histórias de Gaudrel, sendo portanto ela uma Antiga sobrevivente já que seus pais eram como deuses (uma qualidade apresentada negativamente nos registros de Morrighan). Também descobrimos que Morrighan foi roubada de sua ama, Gaudrel, pelos abutres, e foi utilizada por eles para que guiasse os Remanescentes – graças ao seu dom. Descobrimos na verdade, que não se tratava de Nobres Remanescentes escolhidos, mas sim, de pessoas tão miseráveis quanto abutres, que foram capazes de sequestrar a menina. Mas nos resta ainda saber, qual o papel do anjo Astes, minha teoria é de que o anjo é mãe de Gaudel e Venda, mas ainda estou bem confusa quando a isso. O que você acha sobre esses parentescos da história, e sobre o destino de Lia?

Morrighan ergueu sua voz,/Aos céus,/Beijando dois dedos,/Um para os perdidos,/E um para aqueles ainda por vir,/Pois a separação entre os bons e ruins/ainda não estava acabada. -Livro dos Textos Sagrados de Morrighan, vol IV-
Resenha crítica de "The Heart of Betrayal" de Mary E. Pearson, por Samira Oliveira no Blog Dezoito em Ponto

A Insustentável Leveza do Ser – Milan Kundera| Resenha de um dos meus livros preferidos!
Para Educar Crianças Feministas – Um Manifesto | Chimamanda Ngozi Adichie
Quando Eu Era Invisível – Martin Pistorius | Superação e amor formam seu caminho.

:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:
  • Rebeca Stiago Em 27 . 02 . 2017

    Oii, tudo bem? Acredita que não conhecia nem esse e nem o anterior? Mas concordo contigo, é muito difícil manter o padrão ou até mesmo elevar. Todos os livros com continuação que li eu acabei perdendo o tesão por continuar lendo sabe? Acabei lendo só por honra hahahahaa. Beijo

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Entendo sim, as vezes o autor se esvai no primeiro livro e quer fazer um segundo – só que não tem história e ideias suficientes :/

  • Kelly Mathies Em 27 . 02 . 2017

    Eu comprei o primeiro livro da série achando que seria apenas uma história, mas depois descobri que existem mais dois livros e que, um deles, o último, ainda não foi lançado, então meio que estou esperando ele sair da editora para ler o primeiro iuwiuh, sou dessas que fica angustiada por mais e mais.. Lendo sua resenha já senti a aflição de ainda não ter lido o primeiro. Preciso ♥ Sem contar com a diagramação, né? Coisa linda essa Dark.

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Menina do céu! Leia ele agora! hahah Eu estou muito ansiosa para o volume 3! E confesso, comprei o 1 e o 2 juntos justamente para não ficar com vontade e desesperada em ler hahaha então te entendo até. Mas olha, ele deve estar berrando pra você ler né? ahsuahsa

  • Mari Em 27 . 02 . 2017

    Eu não conheci nenhum dos livros, mas fiquei muito curiosa para ler, ainda mais por ser Fantasia (<3). A sua resenha está incrível e as fotos estão MARAVILHOSAS! Estão diferentes, e o fundo combinou com a capa do livro, que por sinal é maravilhosa também! Sua resenha me despertou vontade de devorar essa história, e eu já quero esse livro na minha lista de leitura!

    Bjos, Marinspira <3

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Nhaaa, que fofura! Eu gosto de fazer as fotos combinando com toda a história, sabe? Tipo ornando coisas que tenham a ver com o livro ♥ e fico muito feliz que tenha gostado! Depois que ler conta pra mim o que achou, ein?

  • Regiane Em 27 . 02 . 2017

    Sempre penso dessa forma tb, depois do primeiro, sempre acho que a continuação não conseguirá manter o padrão, quem dirá,elevá -lo…. Sua resenha me deixou mega curiosa e apesar de eu não ter lido o anterior, só seu leve spoiler, só aumentou a vontade de ler ambos.
    Bj

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Ebaaa Rê, é uma história incrível e você com toda certeza vai se envolver nela ♥

  • Sthephanie martins Em 27 . 02 . 2017

    Adorei a capa do livro, super linda e chamativa, essa edito esta com uns livros maravilhosos, eu não sabia que o livro The Kiss of Deception iria ter continuação, para mim é um livro solto

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Então Sthe, eu também pendei isso no começo. Mas ainda terá mais um livro, será um trilogia ♥ Já estou contando os dias para que ele saia traduzido!

  • LOLLA Em 27 . 02 . 2017

    Nossa, que resenha maravilhosa!!!!! Muito completa e que expõe todos os pontos mesmo, adorei! Esse não é o meu estilo de leitura favorito, mas o livro realmente parece ser muito bom <3

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Ele é muito mágico! Dê uma chance pra ele, vai? ♥

  • Amanda Hauane Em 27 . 02 . 2017

    Confesso que não li a resenha, pois fiquei com medo de spoiler, já que eu ainda não terminei o primeiro livro, mas fiqueiiiii encantada com as ftos, e o seu layout do teu blog é incrivel.
    Beijos.
    <3

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Ebaaa, o que você está achando de The Kiss of Decepetion? Dá uma olhadinha na resenha dele no final ;) assim você me ajuda a decifrar os mistérios que o cercam, que tal? Muito obrigada, você vai amar o próximo livro ♥

  • leticia Em 27 . 02 . 2017

    DarkSide sempre apavorando né? Os melhores livros, melhores edições, melhoresem tudo <3
    Eu amo tudo referente a esta empresa <3

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Ai Lê, eu também amo eles! Conheci ano passado essa editora e já estou perdidamente apaixonada!

  • Luana Souza Em 27 . 02 . 2017

    Quero muito começar a ler os livros dessa série porque tem tanta, tanta gente falando dela que tô muito curiosa! Me falaram que o primeiro livro é maravilhoso, e eu fico feliz de já ter o segundo para que eu não fique esperando :)

    Ah, adorei a sua resenha (me deixou mais curiosa) e as fotos do post *-*

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Lu do céu, então comece a ler ele! Deve não estar se aguentando mais de curiosidade né? hhaha Depois me conte o que achou, ein?

  • Letícia Caetano Em 27 . 02 . 2017

    Adorei sua resenha. Eu ja tinha ouvido falar do livro por Alto, mas não conhecia sua história e nem do que se tratava. Faz tempo que não leio nada do gênero e isso me fez adiciona-lo Na minha lista interminável de livro para ler.

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Pior que eu também tenho uma lista assim também hahaha. Mas essa coleção vale a pena cada livro que passou na frente! hehe

  • Betânia Duarte Em 27 . 02 . 2017

    Ainda não li o primeiro livro e como pretendo algum dia ler essa série evitei ler a resenha toda pra não pegar spoilers, heheh
    Mas fiquei encantada com a edição, amo livros que tem a parte de dentro (esqueci o nome daquelas páginas que vem depois da capa) ilustradas, fica lindo demais :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Também amo as contracapas ilustradas, da outra cara para a edição né? Deixa tudo mais mágico ♥

  • Mandy Em 27 . 02 . 2017

    Nossa, seu blog é muito fofo do começo ao fim, amei as ilustrações! Posso dizer que raros são os livros de fantasia que conseguem prender minha atenção, mas achei esse muito interessante. A capa logo despertou meu interesse, parece ser uma história muito bacana e envolvente.

    beijos,
    http://deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Muito obrigada Mnady querida ♥ Olha, eu fiquei encantada com ele do começo ao fim então acho que você vai gostar também, ein?

  • Carolina Costa Meulam Em 27 . 02 . 2017

    Oi lindona, tudo bem? Que layout lindo!!!! Fiquei muito encantada pela atmosfera que conseguiu criar para os seus leitores. E sobre a resenha, ainda não conhecia o livro e nem a série, mas fiquei com vontade de ler. Vou anotar na minha lista. Parabéns pela postagem (de verdade) e sucesso com o blog. Beijos!

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Onw Cá, que linda! Muito obrigada! Eu tentei fazer uma boa identidade visual para o Dezoito em Ponto :) E é muito gratificante ver que vocês gostam ♥ Ah e você precisa ler esse livro, é muito mágico!

  • Maria Isabel Em 27 . 02 . 2017

    Já tinha lido uma resenha sobre esse livro. Mas ainda não li nenhum livro da serie. Mas a cada resenha que leio fico mais curiosa em lê-lo.

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Simm, e você viu a de The Kiss of Deception? É o primeiro da série! ♥

  • Luara Em 27 . 02 . 2017

    Ahhhhhhhh quero ler! Amei o jeito com que você usa as palavras. E menina, que fotos perfeitas são essas? Ficou tudo lindo e combinou com o livro. Parabéns

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Obrigadinha Lu! Eu gosto bastante de tirar fotos que tenham mais ou menos a ver com o livro sabe? heheh

  • Biaah Teodoro Em 27 . 02 . 2017

    Meu Deus esse livro parece ser maravilhoso !!!
    Já inclui em minha lista de leitura <3

  • Samira Em 27 . 02 . 2017

    Ebaaa, você vai se apaixonar demais!