Beauty Outros

O Segredo do Ruivo Perfeito – HENNA + Entrevista com Iara Henna

24.07.17
O Segredo do Ruivo Perfeito - HENNA + Entrevista com Iara Henna Blog Dezoito em Ponto

Quer saber o segredo para o ruivo dos sonhos? Aquele ruivo Marina Ruy Barbosa, de um jeito natural, sem química e que ainda recupera os fios danificados? Parece sonho mas é real: Henna! Vem que eu te conto o segredo pro ruivo natural mais lindo do mundo!

Se você ainda é nova na saga ruiva, te aconselho a dar uma lida primeiro nesse post, em que expliquei um pouco sobre a transição dos fios virgens para a tintura e neste em que indiquei um tonalizante maravilhoso para as ruivinhas. A primeira coisa que você precisa ter para começar a usar a henna é: certeza. Certeza de que quer realmente ser ruiva – pro resto do vida – ou pelo menos, por um bom tempo. Isso porquê a henna não desbota (esse é um dos motivos do meu eterno amor por ela) e se você jogar uma tinta por cima vai manchar todo o seu cabelo. Então antes de tudo, faça essa escolha, pois depois dela, para sair do ruivo você vai precisar esperar o cabelo crescer e ir cortando – ou tentar alguma das receitas que sugerem no grupo de Henna do Facebook. Nesse post vou contar minha experiência e sanar algumas duvidas com a expert das hennas: Iara – a maravilhosa que vende a melhor henna do mundo! Mas também te aconselho ler esse post da Aninha, o manual da henna.

O Segredo do Ruivo Perfeito - HENNA + Entrevista com Iara Henna Blog Dezoito em Ponto

Primeira coisa, a henna pega em cabelos virgens e escuros mas não aparece e nem faz diferença na cor – a não ser que ele seja bem claro – então o primeiro passo é pintar o cabelo (no meu caso a raiz) que está virgem. Para quem já é ruiva com tinta não precisa dessa parte, apenas espere o ruivo desbotar bastante e depois aplique a henna (foi assim que fiz na primeira hennada). Para deixar a raiz clara usamos uma tinta loira; recentemente recebi o Loiro Acinzentado da Magic Color e resolvi testar, gostei bastante da tinta – não tem um cheiro muito forte e a cor fixou muito bem.

O Segredo do Ruivo Perfeito - HENNA + Entrevista com Iara Henna Blog Dezoito em Ponto

Segunda coisa, a henna vem em pó e precisa ser preparada, para isso existe várias receitas (variações na quantidade de água versus quantidade de pó da henna) e outros componentes que podem ser utilizados ou substituídos (ex: há quem goste de misturar vinagre ou limão para liberar mais pigmentos e há quem goste de usar alguns temperos como colorau para intensificar um tom, no caso, um tom mais alaranjado) mas uma coisa é certa: água morna (enquanto seu dedo conseguir ficar dentro da chaleira – depois de tirar a chaleira do fogo, claro) + henna. Para misturar os dois você deve utilizar uma colher de pau ou plástico –  nunca metal – eu uso o próprio pincel para a tinta. A misturinha a princípio, tem uma cor verde, mas conforme ela vai liberando pigmento vai ficando mais amarronzada. Essa mistura deve ficar descansando por um tempo, e, enquanto isso você deve ficar de olho para ver quanto de pigmento ela liberou – pegue um pouco da henna e coloque um pingo na palma da mão, deixe por alguns segundos e depois retire – deve ficar uma manchinha de um laranja marca texto, assim que a henna estiver pronta – se a mancha ficou fraquinha, a henna precisa descansar mais. É importante não deixar a henna sob luz artificial, lembre sempre de colocar um pano por cima para que ela fique no escuro. Para deixar um laranja um tiquinho mais avermelhado eu uso outra plantinha que a Iara vende, o Red Kamala, e estou amando! Ele deve ser acrescido à mistura após ela já ter liberado pigmento e o resultado é divino! ♥ Nos primeiros dias após hennar, a cor é de um laranja bem gritante, mas aos poucos ele vai oxidando e ficando uma cor menos radioativa e mais natureba ;)


O Segredo do Ruivo Perfeito - HENNA + Entrevista com Iara Henna Blog Dezoito em Ponto O Segredo do Ruivo Perfeito - HENNA + Entrevista com Iara Henna Blog Dezoito em PontoPrimeira foto: Henna já preparada, descansada e pronta para passar nos cabelos – e adicionando Red Kamala. Segunda foto: Passando a tinta da Magic Color no cabelo e na sobrancelha.

A henna não desbota devido a lawsona, a molécula que pinta os cabelos. Isso acontece pois a molécula de lawsona se liga à queratina do cabelo (que envolve o núcleo do fio) e resulta em uma cor única para cada pessoa. Depois de lavar os cabelos apenas com shampoo, você aplica a henna. Eu faço assim: pinto a raiz de loiro e quando vou retirar a tinta já entro no chuveiro, depois aplico a henna e me enxugo, após descansar com a henna no cabelo, tomo outro banho. É muito importante usar luvas quando for aplicar a henna – isso porque ela vai tingir de laranja até sua alma – e depois de aplicada usar uma touca – ou um saco plástico de mercado, pois se ela estiver bem liquida ela vai escorrer bastante. Te aconselho a não usar roupas durante todo esse processo pois corre o risco de manchar. Depois de tirar a henna você vai sentir o cabelo meio duro e áspero, isso porquê ele está reconstruído, já que a henna se incorporou ao fio, repondo massa e deixando-o mais grosso. Por isso é essencial que você use uma máscara hidratante e vá as poucos penteando e tirando os nós que estiverem no caminho. Não se assuste com a bagunça que ficará no box – a água laranja vai sair, tenha fé, e seu cabelo tá ruivo e perfeito, tenha fé again.

 

O Segredo do Ruivo Perfeito - HENNA + Entrevista com Iara Henna Blog Dezoito em Ponto O Segredo do Ruivo Perfeito - HENNA + Entrevista com Iara Henna Blog Dezoito em Ponto

Primeira foto: depois de pintar a raiz com tinta da Magic Color. Segunda foto: henna descansando na cabeça e na sobrancelha.



Agora tenho certeza que você tem mais dúvidas ainda, por isso preparei uma entrevista com a Iara Henna a respeito das dúvidas mais crúeis sobre a henna :)

Samira: Qual a sua história com a henna?

Iara Henna: Conheci a henna através de um companheiro muito querido que vendia desde os idos da década de 80 lá no Rio, em Ipanema. Quando ele faleceu as clientes enlouqueceram. Muitas eram alérgicas. Fui “intimada” a continuar a vender. Eu não conhecia muito sobre a henna e tive que estudar muito em sites estrangeiros e livros indianos. Google academics também foi uma ferramenta valiosa. Só havia um fornecedor no rio. Então entrei em contato com quase uma centena de fornecedores do mundo inteiro. Experimentei henna de pelo menos uma dezena deles. E descobri que o que chegava aqui era henna da pior qualidade. Atualmente tenho dois fornecedores indianos de partes geográficas bem diferentes da Índia para poder trazer sempre a melhor henna para o Brasil.

 

S: Conte-nos um pouco sobre a planta henna, como é o processo desde o plantio até o pózinho que conhecemos?

I: A Henna só crescerá bem onde as temperaturas mínimas permaneçam acima de 11 graus Celsius. Esta planta tolera o calor extremo e longos períodos de secas. Ela cresce selvagem perto dos oásis dos desertos!! Não precisa de solos ricos nem de muita água. A colheita não é muito fácil visto que primeiro se colhe as folhas mais novas e só depois todo o resto. Essas folhas e poucos galhinhos passam por uma limpeza e vão para uma primeira moagem. A minha henna passa por três moagens até fica finíssima. Chamam de triple-sifted. Depois é acondicionada em embalagens plástica e, esta, é colocada em uma segunda embalagem laminada para impedir que incida qualquer tipo de luz no pó.

 

S: O que pode ser misturado à receita da henna e quais as consequências de cada componente?

I: A agua morna é excelente e prática. Mas se vc tiver tempo use limão e deixe a henna descansando 24 horas (esse tempo vai depender da temperatura ambiente). Libera mais moléculas de pigmento por ser um processo mais lento do que através do calor. Se misturar colorau ou páprica o tom vai ficar mais avermelhado. Se misturar açafrão, mais laranjinha. Mas tenha em mente que esses temperos saem nas primeiras lavagens.

 

S: A henna pode ser deixada sob o sol? E sob luz artificial?

I: O pó de henna pode sim. Mas deve-se sempre deixar o pó que não for usado na embalagem original. Mas a henna já preparada não aconselho porque a parte que tiver mais contato com o calor do sol vai liberar o pigmento mais rápido. O ideal é sempre colocar para descansar em local escuro porque o calor ou o ácido agirá uniformemente sobre toda a mistura.

 

S: Por que não se deve usar colher de metal para mexer a henna?

I: A henna é uma planta cheia de idiossincrasias. E essa é uma delas. Na Índia dizem que o metal pode enrijecer a parede celular impedindo de haver a liberação do pigmento. Conheço meninas que usam um mixer para misturar a henna. Elas dizem não sentir diferença. Mas como na Índia eles já fazem sem usar metal há mais de 3.000 anos… prefiro seguir o conselho deles.

 

S: Além do ruivo existem outras cores de henna ou outras plantas que deixem o cabelos de outra cor e sem desbotar?

I: Não existe outras cores de henna. O pigmento da henna é laranja. Mas outras plantas podem ser adicionadas à henna. Se não quiser o ruivo acobreado e sim mais puxado pro chocolate misture Amla na sua receita. Ela corta o cobre da henna. Se quiser castanho, misture outra plantinha chamada Índigo e crie vários tons de castanho. Mas se preferir um preto intenso, azulado, use o Índigo puro logo após hennar os cabelos. Mas se gostar do ruivo mas quiser um tom puxado para o vinho misture Red Kamala. Se quiser super vinho, beterraba, use Red Kamala puro. Mas atenção: apenas a henna não desbota. As outras plantas irão desbotar com as lavagens.

 

S: O que é BAQ e qual sua importância na henna?

I: BAQ – Body Art Quality. Henna BAQ é o melhor 10% de henna e é reservado principalmente para a arte corporal, o Mehendi. 100% pó de folhas secas e jovens de Lawsonia Inermis. Henna para Mehendi deve ter um maior teor de corante e o mais fino peneirar, para que os artistas possam fazer padrões finos com tatuagens de longa duração. E deve ser cultivada também em solo extremamente limpo. Por tudo isto é a melhor henna para usarmos nos cabelos. Plantações de henna variam através das regiões de cultivo e variam de época para época. Alguns anos têm excelentes colheitas de henna, e alguns anos têm más colheitas de henna (por isso tenho fornecedores de partes diferentes da Índia).

 

S: Quais os poderes medicinais da henna? E de outras plantas que colorem os cabelos?

I: Não vou entrar em detalhes porque tanto a henna como as outras plantas citadas aqui são usadas como medicamento na Ayurveda – Medicina Indiana e por isso só podem ser usadas para este fim se forem receitadas por um médico (uso interno).

 

S: Quando usamos a henna no cabelo desfrutamos desses poderes medicinais?

I: Ah sim!!! Mas para uso externo capilar quase todas, exceto o Índigo e o Red Kamala, tratam várias afecções do couro cabeludo como seborreia, alopecia, escabiose, pediculose, entre outras.

 

S: A henna funciona em cabelos que já sejam ruivos naturais? E em grisalhos?

I: Em ruivos naturais pode escurecer um ou dois tons. Mas vai depender principalmente do tempo que a henna fica em contato com os cabelos. Em grisalhos funciona bem mas a partir da segunda aplicação que pode ser feita no mesmo dia. Como os grisalhos não tem mais a melanina é a própria henna que vai se ajudar.

 

S: Como fazer um banho de brilho? Tonalizantes como o Garota Veneno pegam nos cabelos com henna?

I: Em geral as meninas usam a henna congelada com bastante creme. Isso mesmo! O que sobrar da sua mistura vc congela e pode usar até 6 meses depois. Quanto ao tonalizantes claro que pegam e tem muitas meninas que usam. A henna é compatível com qualquer tipo de produto químico.

O Segredo do Ruivo Perfeito - HENNA + Entrevista com Iara Henna Blog Dezoito em Ponto

Para comprar a Henna Iara (essa que eu uso) clique aqui e para comprar o Red Kamala (tom mais avermelhado com a henna) clique aqui. E para saber mais sobre o mundo das hennas acesse o Blog da Iara Henna  Ah, e não se esqueça de me seguir no Instagram para conferir mais fotos e dicas de cuidados para os cabelos!

Perfumaria Phebo | Linha Temperos da Culinária – Folhas de Sálvia, tira o cheiro de alho das mãos
Henna Para Sobrancelhas e Sérum para Crescimento de Cílios e Sobrancelhas | Niraj Indian
Loja AndRoll lança novas estampas fofinhas – gatinhos, cervos, livros e flores!

:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:
  • Suzane Almeida Em 24 . 07 . 2017

    Legal, pois eu, como ruiva acobreada, tenho muita curiosidade sobre a henna. Foi bom ler a entrevista.
    http://www.aiecharme.com.br

  • Samira Em 24 . 07 . 2017

    Bom dia Su! Fico feliz que tenha gostado! Já está pensando e aderir à henna e entrar de vez pro time das ruivinhas naturais? Me conta o resultado depois! Mil beijinhos

  • Clayci Em 24 . 07 . 2017

    Eu morro de vontade de usar no meu cabelo.
    Mas morro de medo de fazer merda hauiahihauiha
    Salvando esse post *_*

  • Samira Em 24 . 07 . 2017

    Clay do céu vem falar comigo inbox se quiser ajuda, é bem fácil! Eu também morria de medo mas agora é tão natural fazer a hena quanto fazer um bolo kkkk

  • Thaís Em 24 . 07 . 2017

    A clayci é eu na vida hahahahah tenho muuuuuuito medo de fazer cagada!

  • Samira Em 24 . 07 . 2017

    Thais linda você acabou de chegar no club das ruivas, precisa pensar mais um pouquinho! hahaha Mas quando quiser vem falar comigo que te ajudo no que mais precisar!

  • Dayane Frazão Em 24 . 07 . 2017

    Só da pra comprar pela Internet?
    Eu gostei demais, eu pintei meus cabelos de ruivo mais tô querendo desistir, pq tá difícil de manter, vou testar esse método antes

  • Samira Em 24 . 07 . 2017

    Day, essa henna, de melhor qualidade você compra só pela internet, nos links que coloquei. E seu cabelo para ficar dessa cor atual tem que misturar ao Red kamala a henna, você iria amar!

  • Caroline Sant Em 24 . 07 . 2017

    Acho pessoas com cabelos ruivos lindas, mas não tenho coragem de pintar o meu uhsuahsuahs queria descolorir para poder pintar de azul ou rosa ou azul e rosa, mas me falta dinheiro para investir!
    Ótimas dicas para quem quer se aventurar no ruivo!
    Beijão

  • Samira Em 24 . 07 . 2017

    Ca, iria ficar incrível! Mas o ruim das cores fantasia é que desbotam muito e realmente precisam de muitos cuidados, ou seja, dinheiro :/

  • milca Em 24 . 07 . 2017

    eu sempre tive vontade de pintar o meu de ruivo, mas o medo de não conseguir lidar era sempre maior.
    ótimas dicas para as corajosas, esse cabelo é perfeito!

  • Samira Em 24 . 07 . 2017

    Obrigada amore!! Eu acho que você deveria arriscar o ruivo com tinta! Que tal?

  • Geni alves dos santos Em 24 . 07 . 2017

    Tenho cabelos brancos desde os 40 anos; uma amiga que morou na Holanda me deu henna, eu adorei e adotei. Só encontrei para comprar em Sorocaba (SP) henna da weleda; gostaria de saber como comprar henna de vocês!

  • Samira Em 24 . 07 . 2017

    Olá Geni, tudo bem? Esta henna que eu uso é da Iara, você pode comprar a henna dela clicando nessa última caixa com borboleta dos lados e clicar para comprar a henna :) Você vai amar!

  • Lorena Em 24 . 07 . 2017

    Amei muito voce explicou tao bem, eu acho lindo cabelo ruivo e uso da henna acho ainda melhor e mais natural! Mais estou na onda de transiçao e voltar a cor natural! Mais se mudar de ideia vou fazer com a henna gostei do resultado!

  • Samira Em 24 . 07 . 2017

    Você era ruiva Lo? Que incrível!! Ah mas seu cabelo loiro também é maravilhoso!

  • cintia souza Em 24 . 07 . 2017

    Já pensei muito em ser ruiva, e desisti todas as vezes pelo que li e o trabalho que dá :O parabens pelo cuidado e tenho certeza que o post vai ser muito util pra galera ruiva e futuras ruivas

  • Samira Em 24 . 07 . 2017

    Lindaaa, sim dá um mega ultra trabalho mas com a henna isso só acontece quando preciso pintar a raiz, de resto, só cuidados normais com o cabelo mesmo ♥

  • Ivna Castro Em 24 . 07 . 2017

    Que dica mara! Ameiii.

  • Samira Em 24 . 07 . 2017

    Henna sempre nos surpreende né?

  • Aline Callai Em 24 . 07 . 2017

    Ah que post legal, bem esclarecedor pra quem vai entrar no mundo da henna haha. Eu uso Casa da Índia e adoro, mas acho lindo o tom da Iara Henna também <3
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

  • Samira Em 24 . 07 . 2017

    Minina como assim? Tu tem que mudar pra Iara! É muito muito muito boa – serião! E bom eu amo ruivinho ♥

  • Photoshoot Sakuras e DesignTun – Fotografia – Dezoito em Ponto Em 24 . 07 . 2017

    […] Também quer esse ruivo laranjinha? Vem comigo e descubra o segredo do ruivo perfeito! […]

  • Henna Para Sobrancelhas e Sérum para Crescimento de Cílios e Sobrancelhas | Niraj Indian – Beauty – Dezoito em Ponto Em 24 . 07 . 2017

    […] sabe como ser ruiva sem precisar retocar? Use Henna Iara! É assim que deixo meus cabelos ruivos […]