Outros

Tudo que você sempre quis saber sobre o Layout do Blog Dezoito em Ponto – feito por Ana Flávia Cador

20.08.17

Tudo que você sempre quis saber sobre o Layout do Blog Dezoito em Ponto - feito por Ana Flávia CadorEsse layout lindo daqui do Dezoito em Ponto foi feito pela excelente profissional Ana Flávia Cador, a designer e programadora do Blog. Hoje, finalmente, vamos responder à todas as perguntas que vocês já me fizeram sobre o layout do Dezoito. Acho que esse é um dos posts mais solicitados desde que o blog foi ao ar ano passado então aproveita e manda pras amigas blogueiras poderem conhecer o trabalho incrível da Ana ♥

  • Como surgiu a ideia para o blog

Como eu expliquei melhor aqui na página “Sobre”, o Blog sempre foi um sonho antigo que retornava – tive meu primeiro blog, mais ou menos lá em algum canto perdido, entre 2009 e 2011 (e hoje está muito bem morto e enterrado em algum lugar do espaço) – E foi ano retrasado que voltei a incluir a blogosfera na minha vida, fui conhecendo blogs novos, fui lembrando com muita saudade e amor dos meus posts que havia feito e das amizades que eu tive durante a vida do L’amour Mon Ange (ai que vergonha alheia de mim kkkk). Então, foi em um ímpeto de coragem, e um grande matutar de ideias (que durou meses) que eu finalmente tive coragem de realizar esse sonho – ter um blog profissional e sério e fazer do meu amor, do meu hobby alguma espécie de trabalho (mas isso ainda tem chão ein?).

Me inspirei no layout antigo da Rosto de Neve – quando tinha aquele cabeçalho rotativo e com variação e vaga lumes voando – e em um blog bem antigo (inclusive se alguém conhecer e puder me passar o link eu vou ficar bem feliz) em que eu lembro que havia vários pequenos desenhos de unicórnios e coisinhas fofinhas que se mexiam. Ah e também no layout antigo do blog Girls On Road (tinha várias nuvenzinhas que se moviam também) e no antigo do Morando Sozinha (feito pela Ana)

  •  Como conheci o trabalho incrível da Ana Flávia

Com a determinação e a ideia na mão; comecei a procurar empresas que faziam design, programação e tudo mais – encontrei inúmeras (odiei todas). Isso porquê, ou o preço cobrado não condizia com o serviço prestado (aquela velha história do custo versus qualidade) ou porquê havia um pequeno grande abuso de algumas empresas (não só no preço desproporcional à qualidade, mas em algumas características como por exemplo: cobrar por widget) A Ana me explicou que não gosta de trabalhar assim (e eu também fugi dessa proposta), ela acha melhor não estipular um número de widgets, pois cada blog tem uma necessidade diferente de ícones. Entre todas as minhas inúmeras pesquisas, a Ana foi a que eu mais me apaixonei e que apresentou o melhor custo-benefício para o Blog. Conheci seu trabalho pelo Blog Cereja Rocks – nesse link há a página de apresentação em que você pode escolher acessar o blog dela ou sua lojinha – que com uma ilustração linda (da Juliana Rabelo, falaremos dela num próximo post) aparecia gradativamente o alce, a menininha e demais detalhes. Depois de passar séculos admirando essa página, peguei o contato da Ana (conhecia só o blog dela e não seu trabalho como designer) fucei seu portfólio de “cabo a rabo” e mandei um e-mail com a minha proposta de layout e perguntando se ela poderia realizar todos os meus sonhozinhos – que na época, como eu entendia bulhufas de blog, achava que eu estava delirando.



Tudo que você sempre quis saber sobre o Layout do Blog Dezoito em Ponto - feito por Ana Flávia Cador

  • Quanto ao atendimento maravilhoso e profissional

Duas coisas que você talvez não saiba sobre mim: eu sou ansiosa E eu sou chata (no sentido de ser detalhista e irritante e querer saber de tudo e entender tudo, ou pelo menos não entender nada mas querer tudo nos mínimos detalhes mais perfeitos possíveis – culpa do meu ascendente em virgem). E em cada e-mail que a chata aqui mandava 1k de dúvidas, a Ana respondia com a minha pergunta seguida da respostas (e sem me mandar às favas – uma guerreira essa moça). Aliás para fazer o post eu estava vendo meus e-mail trocados com ela, e poxa, ela realmente vai pro céu porque eu fui muito chata! hahahaha

  • Minhas ideias para o layout do Dezoito em Ponto

No comecinho eu tive algumas ideias bem loucas: umas era ter animações em todos os ícones de categoria (esses que ficam ai em cima) – e que a Ana me explicou que não teríamos como fazer pois ele deixaria o carregamento da página muito lento (devido ao código de animação ser lento, e à quantidade grande de “frames” necessários para cada animação – frames, pelo que entendi, são diversos desenhos que juntos mostrarão um “movimento” tipo quando fazemos aquele cineminha com papel, sabe?). Portanto a animação que a Ana aconselhou a fazer é a de movimentos mais simples (apenas com variação na posição) – o que resultou no movimentos dos balões e das borboletas.

Todos os itens contidos aqui no blog – como, a disposição das flores, as borboletas, os balões (inspirados em um grafite daqui de Pira que eu sempre amei e que, infelizmente, foi derrubado) e todas as plaquinhas e ilustras para as categorias, foram pensadas pela minha mente meio doida e fissurada em fofuras. A Ana foi responsável por arrumar todas essas coisas (design) e deixá-las clicáveis (programação). Ela e a ilustradora do blog, a Ju, já haviam trabalhado juntas então elas se entendiam. Como eu já expliquei, eu fiz um rascunho – muito do feinho – de todas as minhas ideias (com explicações detalhadas sobre tudo o que eu queria :mrgreen: ) – lembro até que as vezes no meio da aula de geometria eu tinha uma inspiração para o visual do blog e parava tudo para anotar hahaha. Aninha também orientou que tudo que envolvesse traço de desenho fosse feito pela mesma ilustradora (para manter a identidade visual do Dezoito) – portanto, as divisórias, as caixas de textos e tudo o mais foram feitas a partir das ilustrações da Jú.

  • Eu não entendia nada das ferramentas mais “técnicas” de blogs

Ela também me ajudou com dicas sobre domínio e hospedagem – eu entendi bulhufas sobre isso – e acabou que meu pai comprou os dois. O dimínio é o .com ou .com.br e a hospedagem é onde ficará guardada todas as informações sobre o blog (tipo uma caixinha na web). Esses serviços são pagos por planos, se não me engano o meu é anual para os dois. O layout demorou para finalmente começar a ser feito, porque eu queria usar as fotos do exato dia do meu aniversário de 18 anos (por isso Dezoito em Ponto) e que também seria o dia da minha liberdade (formatura do 3º colegial) e o dia em que eu finalmente realizaria outro sonho: o de ser ruiva. Então, agora, acho que você tem uma visão melhor de como o Dezoito é importante para mim, como ele veio na melhor hora da minha vida e como sintetiza tantos sonhos de uma vida inteira – os quais eu pretendo realizar cada vez mais e ter o blog sempre como um importante centro da minha vida.

Eu também não sabia a diferença entre Tags e Categorias e muito menos entendia a diferença ente WordPress.com e WordPress. org (no blog Coisas de Blogueiras tem um post feito pela Ana, explicando melhor sobre eles e sobre porquê o .org é mais desejável – resumidamente, no .org é que é possível personalizar e fazer o design). Fora que o WordPress não reconhece o .com.br por ser uma plataforma internacional, então eu, que já tinha comprado o .com.br tive que comprar o .com também hehehe para poder usar. Em todas essas dúvidas a Ana me ajudou, colocou meus pés no chão – o suficiente apenas para eu não ficar zonza com tanta informação. E para que nem ela, nem eu ficássemos loucas com minhas ideias, ela pediu que eu preenchesse um Formulário de Briefing com várias informações sobre mim e sobre o blog (por exemplo, quais assuntos abordaria, qual público, qual paleta de cores eu gostaria de ter no blog, etc). Eu também não entendia nada de juntar a conta da hospedagem no WordPress ou de ser o servidor Linux um servidor melhor e foi a Ana quem resolveu esses pepinos e me ajudou com todo o processo – eu era bem lesada, não sabia nem o que era uma “tag”! Eu também estava preocupada com o painel para fazer os posts, e isso é outro serviço incluso, o painel da plataforma WordPress é bem intuitivo e com alguns ajustes  e personalização feitos pela Aninha tornou tudo mais fácil – eu quase chorei no começo, implorando para nunca ter de mexer com html hahaha *traumas do blog antigo* Eu achava que precisaria instalar algum programa do blog no meu computador (olha que loka) e ela foi tão paciente! (eu já teria desistido de mim mesma kkkk) e montou até um mini tutorial me ensinando onde ficaria cada coisa aqui no meu painel e como eu poderia usá-las – mais anjo impossível né?

Tudo que você sempre quis saber sobre o Layout do Blog Dezoito em Ponto - feito por Ana Flávia Cador

  • O nascimento do Blog

Depois de já ter as ilustras da Jú foi só esperar as fotos da formatura e finalmente, preencher o contrato da Ana e pagar. Depois de pago (se não me engano preferi aproveitar o desconto de 5% e pagar à vista) começa a correr um prazo para ela entregar o trabalho – e nesse tempo ela vai fazendo testes no layout e me enviando para aprovação (tem tudo esclarecidinho no contrato, quantas modificações podem ser feitas, quantos testes, e demais informações) depois desse tempo eu não posso mais desistir ou acrescentar alguma coisa – também pudera né, a gente já tinha trocado mais de 30 e-mails hahaha.

Depois de tudo prontinho ela me enviou os dados de acesso ao painel do blog (com um link e senha especiais para eu acessar pois ela tem um link e senha só dela para que possa resolver eventuais probleminhas).

Além do atendimento maravilhoso antes do projeto e durante, ela ainda resolve todos meus problemas com o Blog e – no começo – com tudo referente a ele, como Analytics e Adsense (que eu não fazia ideia do que se tratavam). Hoje, sempre que preciso de ajuda pergunto para ela, pois é uma pessoa que eu confio bastante e que está sempre pronta para ajudar, além de ser uma ótima amiga (tenho essa mania de me apegar às pessoas ♥ ainda mais se essa pessoa é a responsável por realizar um dos meus maiores sonhos). Os projetos tem garantia de 1 ano para o caso de apresentar algum problema ele ser resolvido sem custo adicional, além de outas manutenções que possam existir.



Aqui nesse link você pode entender um pouco melhor tudo o que a Ana pode oferecer para você e seu blog.  E para já solicitar um orçamento clique aqui  Ainda tá em dúvida com a fofura e profissionalismo dessa guria? Então conheça o blog dela, o MadlyLuv e se apaixone um tiquinho mais!

Esfoliante e Luvas de Silicone – Niraj Indian| Cuidados com as mãos
10 Blogs para conhecer e celebrar o Blog Day da melhor forma possível!
Linha Banho de Vinagre Capilar – Magic Color| Vinagre nos cabelos?!

:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:
  • Viviane Em 20 . 08 . 2017

    Miga que layout maravilhoso. Estou com uma pitada de inveja branca
    Beijos!
    http://www.memorizeis.tk

  • Samira Em 20 . 08 . 2017

    Boa noite Vivi, ai que fofa! hahaha Não seja por isso, a Aninha está ai para transformar sonhos em realidades! ♥

  • Clayci Em 20 . 08 . 2017

    O trabalho da Aninha é maravilhoso e sou fã. Adoro acompanhas as novidades dela e gosto de recomendar para todos que conheço.
    O seu layout é lindo e todo trabalhado e dá gosto de entrar aqui <3

  • Samira Em 20 . 08 . 2017

    Boa noite Clay, awn fico tão contente em saber disso! Muito obrigada mesmo! ♥ A Ana é muito talentosa mesmo! Sou suspeita pra falar né? hahaha