Literatura

Resenha Fera – É o amor que nos salva e nos faz evoluir.

10.01.18

Livro: Fera
Série:
Autor(a): Brie Spangler
Editora: Seguinte
Genero: Romance YA
Páginas: 336
Classificacao:
Sinopse: Dylan não é como a maior parte dos garotos de quinze anos. Ele é corpulento, tem quase dois metros de altura e tantos pelos no corpo que acabou ganhando o apelido de Fera na escola. Quando ele conhece Jamie, em uma sessão de terapia em grupo para adolescentes, se apaixona quase instantaneamente. Ela é linda, engraçada, inteligente e, ao contrário de todas as pessoas de sua idade, parece não se importar nem um pouco com a aparência dele. O que Dylan não sabe de início, porém, é que Jamie também não é como a maioria das garotas de quinze anos: ela é transgênera, ou seja, se identifica com o gênero feminino, mas foi designada com o sexo masculino ao nascer. Agora Dylan vai ter que decidir entre esconder seus sentimentos por medo do que os outros podem pensar, ou enfrentar seus preconceitos e seguir seu coração.

Resenha de "Fera" escrito por Brie Spangler editado pela Seguinte (Cia das Letras) por Samira Oliveira dezoitoemponto.comFera, é um romance YA escrito por Brie Spangler e editado pela Seguinte. A história é uma releitura extremamente atual e moderna de A Bela e a Fera. Assim que vi esse livro nas livrarias já me apaixonei pela capa, e confesso, esperava uma releitura mais próxima da Bela a Fera que conhecemos. Porém, fiiquei até mais empolgada em perceber que o livro era diferente de tudo o que imaginei. A obra é perfeita por nos fazer ver o outro mais do que seu invólucro, sua aparência. E sobretudo, por mostrar a vida, os sentimentos e esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possamos ter sobre uma pessoa transgênera.

Fera é o apelido nada carinhoso de Dylan, um garoto de apenas 15 anos mas com quase 2 metros de altura e tantos pelos quando um cobertor de inverno. Diariamente ele é atingido por olhares discriminadores e temerosos de pessoas na rua. Já os amigos de sua escola apenas o tratam com um pouco de consideração exclusivamente por sua amizade com o garoto mais popular da escola – e extremamente rico – JP. Entretanto essa amizade é pautada em interesse e em manipulação, que tornam este personagem muito ambíguo.Resenha de "Fera" escrito por Brie Spangler editado pela Seguinte (Cia das Letras) por Samira Oliveira dezoitoemponto.com



Jamie tem uma história muito triste no passado, mas atualmente é muito bem resolvida e tem orgulho de quem é. Por ela vemos o outro lado, vemos que pessoas transgêneras querem ser vistas como o que são: pessoas. Sem que a todo instante todos ao redor se preocupem com sua segurança. Quer respeito mas também quer as mesma experiências que mulheres cis, mesmo que sejam dolorosas. Isso me fez pensar em como o feminismo precisa ser “subdivido” pois cada grupo de mulheres tem experiências e angústias diferentes.

Resenha de "Fera" escrito por Brie Spangler editado pela Seguinte (Cia das Letras) por Samira Oliveira dezoitoemponto.com

Eles se conhecem em uma sessão de terapia em grupo e Jamie é tudo o que Dylan sempre ansiou em uma garota. Ao contrário de todas as outras, ela não sente repulsa por sua aparência, e conversa com ele expondo seus sentimentos profundos e seus pensamentos. Ela o toca e mostra que apesar de toda a sua caminhada na transição de gênero, ela não sente pena de si mesma, não vive lamentando. A obra é narrada por Dylan, em primeira pessoa e assim podemos compreender os sentimentos mais profundos do garoto. Vemos como Dylan se coloca como vítima e acaba por afastar todos que ele mais ama. Além de consumido a cada dia pela morte precoce do pai  e a falta que ele faz em sua vida.

Dylan precisa rever seus conceitos e suas crenças e lidar com o amor que sente por Jamie e com tudo o que a sociedade o educou sobre gênero e educação sexual – o que convenhamos, é muito injusto. Dylan representa toda a sociedade de julgamentos, mas também vemos, com a sua evolução, como a sociedade é capaz de se desenvolver. É em seu amadurecimento que toda a história se revela e se torna incrível, em sua forma tão singular de garoto, em lidar com as situações e em crescer.Resenha de "Fera" escrito por Brie Spangler editado pela Seguinte (Cia das Letras) por Samira Oliveira dezoitoemponto.comA linguagem utilizada é bem simples e fluída, fazendo com que a leitura seja rápida e que possamos nos perder na história com muita facilidade. Essa é uma leitura que, se eu fosse professora de ensino fundamental, indicaria aos meus alunos. Fera mostra o amor entre duas pessoas, o respeito e a evolução. A obra me emocionou por sua simplicidade poética – que eu captei em vários momentos e diálogos – as conversas entre Jamie e Dylan são muito belas e cheias de sentimento e significado.

Se você gosta de romances e livros YA te indico a leitura de: A Sereia – Kiera Cass, Esqueça o Amanhã – Píntip Dunn, Os 12 Signos de Valentina – Ray Tavares
Resenha: livro da Alexandra Gurgel – Pare de Se Odiar – porque amar o próprio corpo é um ato revolucionário!
O Guia do Cavalheiro para o Vício e a Virtude | representatividade bi no século XVII
O Diário de Myriam – Um relato fiel e puro da Guerra na Siria| Resenha DarkSide Books

:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen: