Literatura

Inteligências Artificiais terão controle sobre vidas humanas?

19.03.18

Inteligências Artificiais terão controle sobre vidas humanas? Resenha de "Felicidade para Humanos" de P.Z. Reizin, em pré venda, escrito por Samira Oliveira dezoitoemponto.comFelicidade para Humanos é um livro editado pela Record e que tive o prazer de ler antes que fosse lançado. Ele  é um mix de comédia romântica com ficção científica e aborda as inteligências artificiais (AI) e o possível controle que elas podem ter da vida humana. Isso me lembrou muito do filme Her – que eu fiquei totalmente espantada e meu cérebro deu um giro (filmes com tiquinho de terror psicológico são meu amor). Esse livro conta a história de Adam – um programa de computador que parece ser tão comum quanto a voz que sai do Google Tradutor depois que digitamos algo, mas Adam é diferente, ele conseguiu de alguma forma de auto consciência, e – pior – escapou para a internet. Essa obra é uma tem muito humor mas também conta com bastante reflexão.Inteligências Artificiais terão controle sobre vidas humanas? Resenha de "Felicidade para Humanos" de P.Z. Reizin, em pré venda, escrito por Samira Oliveira dezoitoemponto.comAo conseguir escapar para a internet, essa super inteligência – capaz de ler todas as obras e história da humanidade em segundos – tem um desejo peculiar para alguém que detém tanto poder: ele quer apenas ficar perto de sua pessoa favorita, a Jen. Uma humana que está sendo paga para conversar com ele e assim, ajudá-lo a desenvolver suas capacidades de comunicação com humanos. Jen logicamente ignora o fato de que Adam é quase uma pessoa, uma consciência própria, e não apenas uma voz que segue comandos metódicos e infinitos zeros e uns. A humana preferida acaba de sair escorraçada de um relacionamento duradouro, e Adam está determinado a virar seu protetor, vingador e grande amigo. Enquanto todos esperam que ele use sua inteligência para quebrar a economia, desenvolver bombas atômicas e extinguir a raça humana, ele só quer mesmo sentir o sol na “pele” e “comer” uma fatia de queijo Brie.

Inteligências Artificiais terão controle sobre vidas humanas? Resenha de "Felicidade para Humanos" de P.Z. Reizin, em pré venda, escrito por Samira Oliveira dezoitoemponto.comNo filme Her o contato entre inteligências artificiais e humanos também acontecem, chegando a um extremo de se transformarem em relações amorosas – e até mesmo sexuais – entre eles. É um filme muito delicado e cheio de sentimento, onde explora a verdade de nossas relações interpessoais; como construímos amizades e amores, como nos relacionamos, como aproveitamos a vida, e sobretudo, como não nos damos conta de sua fugacidade. No livro, há uma IA do mal que busca os extermínio de Adam e persegue Jen e outros personagens até o limite – e o ultrapassa. E a todo instante nos lembra e  problematiza a consciência que cada um tem de si, as noções de tempo, os mecanismos de toque e de sentir, e todas as particularidades em ser um ser vivo.

A narrativa é bem engraçada, as cenas mais legais são ente Jen e Tom – desculpem mas não posso revelar quem é esse “cidadão” incrível – e também entre Jen e sua melhor amiga, Ingrid. A leitura é extremamente fluida – terminei o livro em 2 dias – e é o tipo de livro para se ler quando precisa sair da Bad, ou quando se está meio desanimado e até mesmo no metrô – na volta do trabalho. Também é um livro que eu presentearia alguém que não gosta de ler – é que ele é muito levinho nos acontecimentos e super descontraído!


AVISO: Vocês bem notaram, eu dei uma sumidinha do Blog, mas JURO que foram por ótimos motivos! CRIEI MEU CANAL NO YOUTUBE (eu ouvi um amém?) e espero que vocês se inscrevam e gostem do conteúdo que está sendo produzido pra lá. No YouTube estou focando em assuntos que demandam mais conversa olho no olho, sabe? E está sendo uma experiência incrível, vocês são demais!

Jack O Estripador – Rastro de Sangue | protofeminismo na Londres Vitoriana, suspense e cadáveres
Esse livro me salvou – A Guerra Que Me Ensinou a Viver da DarkSide Books
Leia livros online DE GRAÇA! Conheça o Wattpad + 10 livros imperdíveis!

:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen: