Em voga

Pra quê serve a Carteira de Estudante?

25.06.19

Nem todo mundo sabe mas quem é estudante tem um direito garantido por lei. É o direito à meia entrada! Ele é garantido pela chamada carteira de estudante que é oficial e que surgiu depois de muita luta do movimento estudantil das entidades nacionais UNE, UBES e ANPG

Você deve estar lembrando daquela carteirinha que a sua escola ou faculdade te deu e prometeu que com ela você teria acesso à meia-entrada. Certo? Errado. Ao menos para o fato de que essa carteirinha “personalizada” da sua instituição de ensino tem nenhum valor dependendo da ocasião.

Pode ser até que alguns cinemas façam vista grossa e aceitem qualquer plástico como “carteira de estudante”. Porém a maioria dos locais promotores de eventos – como cinemas por exemplo – contam com um sistema oficial nacional para consulta da sua carteira de estudante. E adivinha qual carteira eles vão cobrar de você? Sim, a carteira de estudante, a oficial, emitida pela DNE.

Eventos de grande porte como, shows internacionais, jogos de futebol e festivais aceitam apenas a carteira de estudante para te conceder o benefício. Está duvidando? Então clique aqui e veja o Rock in Rio exigindo que o estudante use exclusivamente a carteira para comprar meia-entrada:

“Os estudantes que pretendam fazer jus ao benefício devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil – CIE, documento que comprova a condição de estudante regularmente matriculado nos níveis e modalidades previstos no item “b” supra, conforme modelo único nacionalmente padronizado (para maiores informações acesse www.documentodoestudante.com.br)”

A carteira de estudante DNE é padronizada para o Brasil inteiro e é válida em todo território nacional.

Mas todo estudante tem direito a Carteira UNE?

Bom vamos lá, a lei da meia-entrada – que criou a CIE e regulamentou o benefício a nível nacional – diz o seguinte:

Terão direito ao benefício os estudantes regularmente matriculados nos níveis e modalidades de educação e ensino previstos no Título V da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que comprovem sua condição de discente, mediante a apresentação, no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento, da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes)

Todo estudante regularmente matriculado; ou seja, do ensino fundamental, médio/ técnico, graduação e pós graduação, bem como supletivo e cursos de especialização.

Como fazer a Carteira de Estudante

É mais rápido e simples do que você pode imaginar, isso sem contar no preço, que foi pensado para caber no bolso do estudante. Para ter sua meia entrada garantida você paga apenas uma vez 35 reais pela sua carteira de estudante. Todo o processo é feito pela internet, através do site Documento do Estudante. Basta para tanto, se cadastrar com e-mail e senha ou com sua conta Facebook e seguir os passos. Sua carteira chegará na sua casa em pouco tempo!

Quais documentos preciso para fazer minha Carteira de Estudante?

Por se tratar de um documento você precisa de itens que comprovem sua identidade e sua condição de estudante, sendo eles:

  • 01 foto de rosto recente digitalizada;
  • 01 documento de identificação como RG, CNH, RNE ou passaporte;
  • 01 comprovante de matrícula no ano vigente.

Obs: No caso do comprovante de matrícula também é aceita a declaração de escolaridade fornecida pela sua instituição de ensino. Ou ainda, o boleto da mensalidade do ano atual.

Tendo tudo pronto é só fazer o upload desses arquivos no site Documento do Estudante. Para digitalizar seus documentos, basta escaneá-los ou tirar uma foto com a câmera do seu próprio celular. Bem fácil, não é? 

Quais são os passos para ter minha Carteira de Estudante?

  • Cadastro online: crie uma conta no site Documento do Estudante ou entre direto com seu Facebook;
  • Pagamento: você paga apenas uma vez R$ 35,00 + frete (calculado de acordo com o CEP);
  • Acompanhamento: depois de feito o pagamento e já logado no site, você faz o upload do comprovante de escolaridade e documento pessoal. Depois, na aba “detalhes de entrega” você tem acesso aos dados referente à entrega. Assim você já se programa para quando sua carteira chegar ir correndo para seus eventos preferidos;
  • Entrega: geralmente, você recebe sua carteira, em 10 dias úteis após aprovação do pagamento;
  • Validação: após desbloquear seu documento no site, ele tem validade até o dia 31/março do ano seguinte da emissão. Validade de acordo com o artigo 6 da lei da meia-entrada: “A Carteira de Identificação Estudantil (CIE) será válida da data de sua expedição até o dia 31 de março do ano subsequente.”

Como utilizar a Carteira de Estudante Provisória

O documento provisório pode ser impresso no site e é válido por 30 dias corridos até que o documento definitivo chegue. Logo após desbloquear sua carteirinha oficial, o documento provisório se torna inválido. Caso em 30 dias a sua carteira de estudante oficial não tiver chegado você pode imprimir novamente um provisório e seguir usando.

A melancolia dos dias úmidos e seus recomeços
Como aceitar seu corpo? Venci autoestima baixa, transtorno de imagem e bulimia
Como fazer a menstruação atrasada descer rápido.

:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen: